Um retrato das pesquisas sobre livros didáticos de sociologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47284/2359-2419.2021.31.293326Palavras-chave:
livros didáticos, manuais escolares, ciências sociais, sociologiaResumo
O artigo analisa a produção científica brasileira, especialmente os artigos que toma como objeto, ou fonte de pesquisa, os livros didáticos (ou manuais) de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política). São analisados aspectos constituintes dessa produção, tais como perfil dos autores e das autoras, os focos das pesquisas, seus métodos, suas técnicas e principais referências. Fica evidenciada a expansão do volume de artigos publicados a partir de 2014, tendo o envolvimento maior de pesquisadoras doutoras em Sociologia. Observou-se que os artigos se voltam prioritariamente à análise interna dos livros didáticos, mais especificamente à análise de conteúdo, havendo uma reduzida preocupação com reflexões metodológicas do campo da manualística. As referências são variadas, não figurando uma rede de citação interna. É explicitado que a figuração do manual escolar como objeto de análise está relacionada às dinâmicas de produção e ao consumo desse recurso didático, tendo o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) uma importante participação nessa dinâmica, e ao recente desenvolvimento do subcampo de pesquisa sobre o ensino de Sociologia.
Downloads
Referências
BATISTA, A. A. G. Um objeto variável e instável: textos, impressos e livros didáticos. In: ABREU, M. (org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas; São Paulo: Mercado das Letras, 1999. p. 529-576.
BODART, C. das N. A construção conceitual e empírica do “subcampo” do ensino de Sociologia. In: BODART, C. das N.; SILVA-SAMPAIO, R. O ensino de Sociologia no Brasil. Maceió: Café com Sociologia, 2019. p. 11-38. v.2.
BODART, C. das N.; CIGALES, M. P. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um Estado da Arte na Pós-Graduação. Revista de Ciências Sociais (UFC), Fortaleza, v. 48, p. 256-281, 2017.
BODART, C. das N.; SOUZA, E. D. de. Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa: análise dos dossiês publicados em periódicos acadêmicos. Revista Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 53, p. 453-557, 2017.
BODART, C. das N.; TAVARES, C. dos S. Quando o assunto é Sociologia escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais (UFC), Fortaleza, v. 51, n. 1, 2020.
BODART, C. das N.; TAVARES, C. dos S. Configurações territoriais dos cursos de formação de professores de Sociologia no Brasil (1934-2017): disputas e implicações. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 55, n. 2, 2019.
BODART, C. das N.; TAVARES, C. dos S. Programas de fomento à expansão do ensino superior e oferta dos cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017). Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 2, n. 1. p. 07-29, jan./jul., 2018.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 122–155.
BRUNETTA, A. A.; CIGALES, M. P. Dossiês sobre ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015): temáticas e autores(as). Latitude, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 148-171, 2018.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
ENGERROFF, A. M. B. Mapeando a produção sobre o livro didático de sociologia. 2017. 110 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
ENGERROFF, A. M. B.; CIGALES, M.; THOLL, J. Quem conta a História do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 65-87, 2017.
GOULART, D. C.; SOUSA, D. T. de. O livro didático de Ciências Sociais, contribuições e disputas na construção do campo de ensino de Ciências Sociais. In: CARUSO, H.; SANTOS, M. B. dos (org.). Rumos da Sociologia na educação básica: ENESEB 2017, reformas, resistências e experiências de ensino. Porto Alegre: Cirkula, 2019. p. 147-157.
HANDFAS, A. O que temos pesquisado sobre os livros didáticos de sociologia? In: GONÇALVES, D. N.; MOCELIN, D. G.; MEIRELLES, M. (org.). Rumos da sociologia no ensino médio. Porto Alegre, Cirkula, 2016. p.131-142.
HANDFAS, A. O Estado da Arte do ensino de Sociologia na Educação Básica: Um levantamento preliminar da produção acadêmica. Revista Inter-Legere, Natal, v. 1, n. 9, 23 out. 2011.
HANDFAS, A.; MAÇAIRA, J. P. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. BIB, São Paulo, n. 74, p. 43-59, jul./dez. 2012. Publicado em julho de 2014.
HANDFAS, A. SANTOS, M. B. O livro didático de Sociologia em debate. In: GONÇALVES, D. N. (org.). Sociologia e juventude no ensino médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes, 2013. p. 75-86.
MACHADO, O. O ensino de ciências sociais na escola média. 1996. 199p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
MEUCCI, S. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v.2, n.3, p. 209-232, jan./jun. 2014.
MEUCCI, S. Institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos. São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2011.
MEUCCI, S. Sobre a rotinização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais didáticos, seus autores, suas expectativas. Mediações, Londrina, v. 12, n. 1, p. 31-66, jan./jun. 2007.
MEUCCI, S. A institucionalização da sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. 158 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
MOCELIN, D. G. O ensino de Sociologia e seu subcampo. In: BRUNETTA, A. A.; BODART, C. das N.; CIGALES, M. P. Dicionário do ensino de Sociologia. Maceió: Café com Sociologia, 2020. p. 397-401.
SARANDY, F. M. S. A Sociologia volta à escola: um estudo dos manuais de Sociologia para o ensino médio no Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.